ROSSO TOSCANO IGT "Donesco" Azienda Agricola Pacina; VINO NATURALE
NOTAS SENSORIAIS O Donesco de Pacina é um vinho tinto fresco, vivo e carnudo. Suculento e saboroso, abre espaço na boca, ágil e sinuoso, mostrando o seu carácter nervoso e crocante. Um Sangiovese nu e cru, uma combinação de rusticidade e elegância, entre delicadeza e exuberância. Ideal para acompanhar presuntos, enchidos e queijo pecorino.
NOTAS SENSORIAIS SOLO As vinhas assentam em cinco formações geológicas principais: Macigno del Chianti (arenito), Scaglia Toscana (galestro), Monte Morello (alberese), Depósitos marinhos (depósitos arenosos com argila em profundidade) e Terraço fluvial antigo (depósitos siltosos com presença de barro). TENDÊNCIA SAZONAL 2022 foi um ano para recordar pelas condições climáticas extremas: a ausência de chuva ao longo do verão e as tempestades de granizo dispersas que afetaram algumas vinhas no início de julho interferiram no normal processo fisiológico das plantas e também arriscaram comprometer a colheita. Felizmente, as chuvas do final de Agosto reequilibraram o estado fisiológico das vinhas, permitindo a vindima de uvas sãs e bem maduras.
NOTAS SENSORIAIS Cor vermelho rubi intenso, com aroma doce e amplo com notas de amora e mirtilo, sabor suave e volumoso, com tanino doce e retrogosto frutado. Excelente durante toda a refeição, acompanha bem massas recheadas, pratos à base de molho de carne, pratos principais leves.
NOTAS SENSORIAIS Rosso di Montalcino é harmonioso, elegante, saboroso, não exigente, mas uma combinação agradável. Rosso di Montalcino é brilhante e de aparência límpida, com uma cor rubi composta; ao olfato apresenta boa intensidade e fragrância, sendo reconhecíveis aromas de fruta fresca. Na prova, o vinho apresenta-se harmoniosamente seco, apresenta força e frescura com boa persistência aromática. É um vinho pronto para beber particularmente persuasivo. Não deve ser guardado por muito tempo, o vinho prefere ser bebido jovem mesmo que resista bem ao envelhecimento. ACOMPANHAMENTOS As suas características são realçadas pelos pratos típicos da cozinha toscana de sabor franco e decisivo mas, igualmente, pode acompanhar e realçar as mais diversas propostas da cozinha internacional. Acompanha bem pratos de estrutura média, como primeiros pratos de massa com molho de carne, aves, cogumelos ou trufas, risotos compostos; segundos pratos preparados com molho de porco ou vitela.
NOTAS SENSORIAIS À vista o vinho apresenta uma cor vermelha rubi intensa. Bouquet muito intenso, aromas de frutas maduras quase cristalizadas, predominantemente cereja e amora silvestre, floral com notas de violetas e anêmonas, mas há também a parte picante de canela e cravo, fascinante também a nota tostada de tabaco e carvalho. Na boca é envolvente, quente e de grande estrutura, sem descurar uma boa frescura. O tanino sedoso e suave é elegante, delicado, certamente harmonioso e contribui com um toque de acidez para tornar este vinho intenso e ao mesmo tempo agradável de beber. HARMONIZAÇÃO Ideal com borrego assado, carne assada mista, guisado de cavalo, charcutaria e queijos de longa maturação.
MORELLINO DI SCANSANO ORGÂNICO - FAZENDA "VILLA PATRIZIA"
MORELLINO DI SCANSANO BIOLOGICO - FATTORIA "VILLA PATRIZIA"
NOTAS SENSORIAIS Morellino di Scansano Cor: vermelho rubi com reflexos típicos da casta com aroma doce e amplo, com notas de pequenos frutos silvestres. De sabor suave e volumoso, com taninos doces e retrogosto frutado. Orgânico: certificado bioagricert HARMONIZAÇÃO Excelente como aperitivo, acompanha bem carnes brancas e vermelhas e queijos frescos
CHIANTI CLASSICO DOCG - FAZENDA "CASTELLO DI RADDA"
CHIANTI CLASSICO DOCG - FATTORIA "CASTELLO DI RADDA"
NOTAS SENSORIAIS Agradável, intensamente varietal com notas de violeta, notas balsâmicas e grafite. Harmonioso com um retrogosto de fruta e ameixa madura, saboroso, ligeiramente tânico que refina com o tempo. O Chianti Classico DOCG é composto apenas por vinhas autóctones: Sangiovese, Colorino e Canaiolo, que contribuem para realçar a elegância e a tipicidade. Nascido nas colinas de Radda in Chianti, de vinhedos localizados a 400 metros acima do nível do mar. A exposição a sul, sudeste e sudoeste favorece a insolação que, aliada à inclinação das vinhas, aos baixos rendimentos de produção e à amplitude térmica devido às baixas temperaturas nocturnas, lhe conferem características únicas. EMPARELHAMENTO Perfeito para acompanhar carnes vermelhas e brancas, como coelho alla cacciatora, galinha-d'angola assada com ervas aromáticas ou ensopado toscano. Excelente ao mesmo tempo com pratos de caça como ensopado ou sela de veado.
CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG - FAZENDA "CASTELLO DI RADDA"
CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG - FATTORIA "CASTELLO DI RADDA"
NOTAS SENSORIAIS: Fragrâncias florestais intensas com notas de especiarias e baunilha, ao paladar, gorduroso e equilibrado, tem um final perfumado, saboroso e persistente. O Chianti Classico DOCG Riserva vem de uma seleção de uvas Sangiovese de duas áreas diferentes: o Corno e um cume chamado Selvale. As vinhas têm uma idade que varia entre os 12 e os 20 anos e situam-se a 350 e 400 metros acima do nível do mar. A exposição varia de Sudeste a Sudoeste, favorecendo assim o sol. A composição dos solos é bastante diversificada: existem argilas calcárias, alberese e galestro, que tornam únicas as peculiaridades de cada vinha. O resultado final é um vinho com uma extrema complexidade de aromas. HARMONIZAÇÃO Ideal para acompanhar carnes vermelhas ou caça. Recomendamos emparelhá-lo com queijos duros e envelhecidos
CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG GRANDE SELEÇÃO - QUINTA "CASTELLO DI RADDA"
CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG GRAN SELEZIONE - FATTORIA "CASTELLO DI RADDA"
NOTAS SENSORIAIS Intenso e persistente com notas de frutos vermelhos e notas de especiarias e baunilha com um sabor persistente e equilibrado, apresenta um final fresco e agradavelmente saboroso. O Chianti Classico DOCG Gran Selezione “Vigna Il Corno” é o fruto das melhores uvas Sangiovese, provenientes de um único vinhedo localizado na área denominada “Il Corno”, a cerca de 400 metros acima do nível do mar, com exposição sul. O solo é argiloso-calcário e rico em esqueleto. A idade da videira é de 25 anos. A atenção particular nas várias fases de processamento da vinha e o baixo rendimento de produção favorecem uma perfeita maturação do cacho, contribuindo assim para realçar a qualidade e profundidade do nosso vinho. HARMONIZAÇÃO Recomenda-se consumir com pratos principais de carnes vermelhas, caça ou carnes estufadas. Experimente em combinação com queijos duros e de longa maturação
NOTAS SENSORIAIS O Traluna Rosso di Toscana da região vinícola da Toscana é apresentado em um copo carmesim brilhante. Ligeiramente angulado, o vidro Bordeaux revela um charmoso tom roxo nas bordas. O nariz mostra este vinho tinto da Villa Trasqua todos os tipos de marmelos, amoras, mirtilos, maçãs e amoras. É um vinho de verdadeira qualidade que se destaca claramente das qualidades mais simples e, portanto, este italiano encanta naturalmente com o melhor equilíbrio em cada secura. Excelente sabor não precisa necessariamente de açúcar. Na boca, a textura deste vinho tinto equilibrado é maravilhosamente sedosa e aveludada. Traluna Rosso di Toscana é maravilhosamente fresco e vivo no paladar, graças ao seu atual ácido frutado. No final, este vinho tinto da região vinícola finalmente inspira a Toscana com um comprimento notável. Novamente, há dicas de amora e mirtilo. Na reverberação juntam-se notas minerais dos solos dominados por areia e argila HARMONIZAÇÃO Vinho para combinar com carnes vermelhas, caça, cogumelos, queijos picantes, comidas picantes e condimentadas
NOTAS SENSORIAIS Cor vermelho rubi viva com reflexos roxos. O perfume começa com notas florais de violeta e notas frutadas de cereja madura e framboesa, seguidas de notas de especiarias doces, como baunilha e alcaçuz. Na boca é fresco com um agradável tanino que o torna vibrante e dinâmico. O caminho no paladar é frutado com aromas de cereja e laranja sanguínea. O encerramento é saboroso e agradável. EMPARELHAMENTO Massas com molhos de carne, carnes vermelhas ou brancas assadas, queijo pecorino fresco.
NOTAS SENSORIAIS Vermelho rubi de boa intensidade com nuances granada muito leves. O impacto olfativo é doce e denota um elegante aroma frutado de cereja preta e bagas em calda (cassis e amora preta), o aroma envolvente é amplificado por uma nuance picante de baunilha e cravo e canela. Abrindo cada vez mais no copo você ainda consegue reconhecer notas de chocolate ao leite e torra. Na boca é imediatamente convincente com uma groselha preta frutada. O vinho é dinâmico e fresco com um tanino fino que fortalece e prolonga o gole, sem pesar na estrutura. O final é saboroso e saboroso com sabores de frutas cítricas e cerejas em que são enxertados aromas picantes de alcaçuz doce. EMPARELHAMENTO Lasanha assada com molho de carne, massas com molhos de caça, cordeiro assado.
NOTAS SENSORIAIS Cor vermelho rubi profundo e vivo com leves reflexos granada. O perfume é intenso, de grande personalidade com uma abertura frutada de groselha preta, mirtilo, amora preta e cereja preta seguida de notas balsâmicas de eucalipto e louro. A gama olfativa é ampliada com especiarias (alcaçuz, pimenta preta e noz-moscada) para realçar notas de café e cacau. O impacto no paladar é rico, com grande personalidade e envolvente. O frutado acompanha o gole com um tanino bem integrado e um final saboroso. O caminho na boca denota equilíbrio, estrutura e elegância, com uma longa persistência de amora, cereja preta e alcaçuz. EMPARELHAMENTO Um clássico da cozinha Chianti e toscana: bife florentino, refogado em Chianti Classico, peposo all'Imprunetina. Queijo Pecorino di Pienza envelhecido.
NOTAS SENSORIAIS É um dos grandes vinhos toscanos à base de Sangiovese, que expressa plenamente toda a elegância da uva. A seleção Sangiovese desta denominação é Prugnolo Gentile, que Cecchi vinifica em tinto a temperatura controlada por cerca de 21 dias. Isto é seguido por 24 meses de envelhecimento em pequenos barris de carvalho. A cor vermelho rubi muito intensa tende a granada com um envelhecimento prolongado e o perfume, é o varietal, um intenso toque de violeta. Na boca o Vino Nobile é agradavelmente tânico, harmonioso e de grande estrutura. EMPARELHAMENTO Excelente como vinho para assados e queijos.
NOBILE DI MONTEPULCIANO DOCG - FATTORIA "POLIZIANO"
NOBILE DI MONTEPULCIANO DOCG - FATTORIA "POLIZIANO"
NOTAS SENSORIAIS O Nobile di Montepulciano da Poliziano é um daqueles vinhos que representam perfeitamente o território de onde são originários. Um vinho capaz de realçar a alma da sua terra e de dar a conhecer ao mundo a importância e a beleza destes territórios. Estamos nas colinas de Valdichiana, na província de Siena. No nariz o bouquet é intenso, fino, com notas de frutas vermelhas e violetas e um corpo robusto. O sabor é seco e levemente tânico. Poliziano's Nobile di Montepulciano é um vinho tinto estruturado e de longa duração, com aromas intensos que vão desde notas florais a ameixa, amora, dando-nos um final de cinchona e tabaco que representa fielmente o envelhecimento em barrica por 14-16 meses. Provém de um blend de Prugnolo Gentile, ao qual Poliziano adiciona Colorino, Canaiolo e Merlot em partes variáveis de acordo com a safra. Um blend que garante o equilíbrio típico e a suavidade característica dos vinhos toscanos. EMPARELHAMENTO Combina perfeitamente com pratos principais salgados e queijos envelhecidos
NOTAS SENSORIAIS Um bom vinho tinto da vinícola Banfi é o Traversa dei Monti Chianti Colli Senesi DOCG, caracterizado por sua intensidade e grande estrutura. É feito com variedades tradicionais de Chianti com prevalência de Sangiovese, provenientes das vinhas da propriedade de Montalcino. Os solos são ricos em cálcio e argila, qualidades que conferem particular complexidade ao vinho. O clima é ventoso e temperado, o que permite que a videira cresça de forma otimizada. A vindima ocorre entre a última semana de agosto e a primeira de setembro, período em que as uvas atingem a maturação ideal. A fermentação ocorre em cubas de inox a temperatura controlada, sendo depois transferida para barricas de madeira para envelhecimento. Traversa dei Monti Chianti Colli Senesi DOCG é um produto refinado pronto para ser degustado, mas suas grandes qualidades permitem que ele evolua mais se for refinado por mais alguns anos na adega. EMPARELHAMENTO Carnes assadas, Carnes vermelhas estufadas, Caça
NOTAS NSENSORIAIS Vermelho malva profundo, com um buquê articulado e rico. Notas de geleia de ameixa e amora se combinam, no final, com notas de baunilha, alcaçuz e couro. Na boca é equilibrado e persistente. Final longo. EMPARELHAMENTO Combina perfeitamente com a cozinha toscana.
NOTAS SENSORIAIS Vinho tinto intenso com leves nuances granada. O nariz é complexo, com notas balsâmicas e notas de compota de ameixa e amora, tabaco e cacau. Na boca, taninos macios combinam com um final longo e persistente. EMPARELHAMENTO Combina perfeitamente com a cozinha tradicional toscana.
NOTAS SENSORIAIS Um Brunello intenso, elegante e equilibrado. Vermelho rubi com leves reflexos granada. No nariz, distingue-se por um aroma doce e frutado com fortes notas de compota de frutos vermelhos, perfeitamente equilibrados com notas de alcaçuz e tabaco de cachimbo. Os taninos macios e suaves estão bem integrados com uma acidez marcada que confere a este Brunello uma estrutura viva e poderosa. Vinho com excelente persistência e grande potencial de envelhecimento. EMPARELHAMENTO Combina particularmente bem com pratos ricos e saborosos. Perfeito como um vinho de meditação.
NOTAS SENSORIAIS Cor vermelho rubi brilhante. Notas de cereja, framboesa e violeta. O sabor é seco, com taninos delicados e uma acidez fresca. EMPARELHAMENTO Acompanha bem aperitivos, primeiros pratos salgados e carnes vermelhas em geral.
NOTAS SENSORIAIS Cor vermelho rubi profundo. O aroma é intenso e persistente com notas típicas de violeta e frutos vermelhos. É um vinho encorpado, austero, com taninos suculentos e uma acidez fresca. Enriquecido por uma complexidade aromática que vem de uma madeira bem dosada. EMPARELHAMENTO Acompanha muito bem pombo grelhado, carne assada e fatiada.
NOTAS SENSORIAIS Cor vermelho rubi intenso. O nariz é muito pronunciado com notas de ameixa, amora e framboesa. Vinho de extraordinária longevidade, sabor cheio, com taninos macios e uma acidez equilibrada. EMPARELHAMENTO Perfeito com pratos à base de cogumelos e trufas, caça e pecorino envelhecido.
NOTAS SENSORIAIS Na taça apresenta uma bela cor vermelho rubi, levemente tendendo ao granada. O nariz se move em uma textura olfativa principalmente floral e picante. Na boca é de corpo médio, fluido, com um gole satisfatório e crocante. EMPARELHAMENTO Para beber ao longo da refeição, acompanha bem tanto os primeiros pratos com molhos estruturados como os principais de carnes vermelhas e brancas. Para gritar com um corte de carne acompanhado de um acompanhamento de cogumelos.
NOTAS SENSORIAIS Na taça apresenta uma cor granada intensa. O espectro olfativo desenvolve-se em torno de notas onde especiarias e fruta madura se cruzam numa textura de sangue e animal. Na boca é agradável, redondo, equilibrado, com um tanino finamente trabalhado. EMPARELHAMENTO É um vinho perfeito para acompanhar toda a refeição, ideal com segundos pratos de carnes brancas e vermelhas e com primeiros pratos de massas frescas recheadas. Dá o melhor de si com um filé com cogumelos porcini.